sábado, 20 de novembro de 2010

Como surgiram os uniformes...




Há muitos séculos que o uso do uniforme se destaca pelo seu estilo tradicional de levantar bandeiras, evoluindo com o passar do tempo.

Entrando no túnel do tempo vamos lembrar que os uniformes vieram bem antes da moda, basta lembrar das armaduras belíssimas dos exércitos orientais e o requinte das armaduras das cruzadas. A moda masculina sofreu uma transformação radical no final do século 19, com a evolução da indústria, a Inglaterra criou o terno (calça, paletó e colete), na época sempre em tons escuros e camisas sempre brancas. Surgia um estilo novo, uma proposta que, possivelmente revelava um comportamento maduro e natural de ser elegante com a arte natural de vestir-se.

A moda foi seguida pela França, Itália e Alemanha. E num curto espaço de tempo o terno tornou-se o uniforme masculino, sendo sinônimo de elegância os homens vestirem-se iguais.

A adaptação foi moldada por fusões de cultura, clima, cotidiano e obviamente tecnologia. Com um toque feminino as peças sérias começaram a se entrosar com as décadas, digo feminino pois foi nesta época que as mulheres começaram a trabalhar. Tempos de guerra (I grande guerra), exigia uma certa criatividade pois até as roupas precisavam ser economizadas.

Hoje as empresas adotam cores, estampas e modelos de última tendência para vestir seus profissionais.

É um trabalho contínuo de pesquisa de matéria-prima. Principalmente nos dias atuais em que se privilegia a beleza, o conforto e o lado ecológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário